segunda-feira, 21 de junho de 2010

'É preciso recomeçar, sempre...'

A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa. Quando o visitante sentou na areia da praia e disse:
“Não há mais o que ver”, saiba que não era assim. O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite, com o sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre.

José Saramago(1922-2010)

3 comentários:

  1. “Se eu tivesse morrido aos 63 anos antes de lhe ter conhecido, morreria muito mais velho do que serei quando chegar a minha hora”.

    É assim, a partir de uma bela declaração de amor de Saramago à esposa Pilar, q o diretor Miguel Gonçalves Mendes inicia o filme 'José & Pilar', documentário inédito com data de estreia prevista para novembro no Brasil(...)Ao contrário da arrogância que algumas pessoas afirmavam, ele era de uma doçura e simpatia incríveis. Para não falar no seu sentido de humor, que é brilhante. Mas, como dizia, ele não tinha culpa da cara que tinha”.

    nao foi a toa q o "cara" recebeu o premio nobel da literatura. quem sabe sabe!

    ah sil..tem mais aqui http://www.amordealmas.com/2010/06/saramago-e-sua-historia-de-amor-com.html

    ResponderExcluir
  2. Valeu Dri...Gostei da história da avó dele que dizia 'esta vida é tão bela e eu tenho tanta pena de morrer....'..

    ...tanta pena de morrer....

    ResponderExcluir