domingo, 16 de agosto de 2009

"...um quintal e uma janela para ver o sol nascer..."


(tela de Valéria Peres)

Eu queria voltar a ser criança. Digo criança mesmo, 9 ou 10 anos. No tempo em que nem a vida nem o tempo nos cobravam nada. Tempo bom que a gente lembra dos cheiros, dos gostos, das brincadeiras, das tardes inteiras na Terra do Nunca.
Não se sabe nada( ou quase nada ) da morte, se é poupada dos problemas.
Não se tem medos, a não ser os que os adultos nos impõe. Também não tem limites, eu quero e pronto.
Me lembro agora que a maioria das pessoas que me conhecem a fundo dizem que não cresci...Que as vezes ainda faço umas coisas adolescentes. Que tenho umas brincadeiras que nem cabem mais...E as que não dizem isso devem pensar: Aff, essa gorda não cresce.
E eu, daqui do meu cantinho grito:
Pior é que cresci sim.
Só não vejo nem porque em ser gente séria. Esses padrões. Essa moda. Essa religião.
Essa cegueira. Essa música. Essa roda, onde todos giram tontos sem mesmo saber porque
estão nessa roda.
Eu prefiro tirar o mel do que vem.
Contemplar a paisagem que se tem.
Ver poesia até no calor do asfalto.
Por isso essa vontadinha, assim , num domingo de manhã, de voltar a ser criança.
Não dá...só por dentro.
(...ser gente grande é um sacO!!!)

Silvana Gonçalves

3 comentários:

  1. "Eu prefiro tirar o mel do que vem" ...então agora vc é uma ursa???To brincando...gostei muito, de verdade!! E todo mundo, até quem fala que vc não cresceu, gosta de vc desse jeito que vc é, a graça é essa, sem isso vc não é vc!!

    ResponderExcluir
  2. ..tinha alguém que me chamava de ursa,...
    mas n lembro quem..

    ResponderExcluir
  3. adooooooooro o q vc escreve.... saudades....

    ResponderExcluir